PF faz buscas contra homem que divulgou questões parecidas com as do Enem 2025 em operação que investiga suposta fraude na prova

A Polícia Federal cumpre neste domingo (23) um mandado de busca e apreensão no Ceará para investigar uma possível fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Conforme apurado pela TV Globo, o alvo do mandado é Edcley Teixeira.

Em 11 de novembro, 5 dias antes da aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza, Edcley fez uma live no Youtube e mostrou ao menos cinco questões quase iguais às que caíram na avaliação oficial. Algumas questões, inclusive, têm exatamente os mesmos números cobrados dos candidatos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Diante de relatos de candidatos nas redes sociais, o instituto anulou três perguntas depois de "analisar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados nas provas".

A Polícia Federal deflagrou, neste domingo (23/11), a Operação Profeta, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no Ceará, expedido pela Justiça Federal, para apurar possível prática do crime de fraude em certame de interesse público. A ação teve como foco a suposta divulgação antecipada de conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2025.

A investigação teve início após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação, detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial. O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.

Diante de relatos de candidatos nas redes sociais, o instituto anulou três perguntas depois de "analisar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados nas provas".

Veja quais as questões anuladas:

Fotossíntese: (115 na cinza; 121 na amarela; 132 na verde; 123 na azul)

Grito: (118 na cinza; 115 na amarela; 135 na verde; 132 na azul)

Parcelamento de R$ 60 mil: (172 na cinza; 178 na amarela; 168 na verde; 174 na azul)

Segundo o Inep, foram identificadas “similaridades pontuais” entre questões divulgadas nas redes sociais e itens presentes na prova, embora nenhuma pergunta tenha sido apresentada exatamente como na versão aplicada em 2025.

O Ministério da Educação e o Inep não vão se manifestar sobre a operação.

Os rumores sobre um suposto vazamento de questões do Enem começaram a circular nas redes sociais na noite de segunda-feira (17), dia seguinte à aplicação das provas de matemática e ciências da natureza, no domingo (16).

Quem é e o que diz Edcley

Edcley Teixeira, que vende serviços de consultoria a vestibulandos e que se identifica como um estudante de Medicina da periferia, afirma que adivinhou as questões na live dentro dos parâmetros legais, sem nenhum vazamento de material, apenas para "democratizar a educação". Apostilas do curso que ele oferece, obtidas pelo g1, também continham uma sexta questão do Enem 2025, sobre tijolos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem